Páginas

segunda-feira, 18 de julho de 2011

O conserto do Muro

Há alguma coisa que não gosta de muro .
Que incha o cão gelado por baixo dele.
E derruba ao sol as pedras lá do alto:
E faz brechas onde até dois podem passar juntos.
O que os caçadores fazem já é uma outra coisa :
Eu vim atrás deles e consertei
Onde não haviam deixado pedra sobre pedra.
Mas queiram forçar o coelho para fora da toca
Para agradar aos cães barulhentos. As brechas de que falo.
Ninguém viu, ninguem ouviu faze-las.
Mas na primavera, nos consertos, nós as encontramos lá.
Aviso ao meu amigo lá atrás da colina;
E um dia nos encontramos para verificar
E reparar o muro entre nós mais uma vez .
Mantemos o muro entre nós enquanto vamos.
Cada um recoloca os blocos que caíram do seu lado.
Os pedaços são diversos , uns quase como bolas
Temos que usar de mágica para que fiquem certos :
“ Fiquem onde estão ate´virarmos as costas!”
Nossos dedos ficam ásperos de trabalhar com elas,
Oh! Apenas outra espécie de jogo ao ar livre
Um de cada lado. Ou pouca coisa mais :
La onde esta não precisamos de muro:
Do seu lado é tudo pinheiro . Do meu pomar de maça.
Minhas macieiras nunca passaram o muro
Para comer as pinhas dos pinheiros, digo-lhe eu ,
Ele apenas responde, “ Boas cercas fazem bons vizinhos”
A primavera torna-me implicante , e lhe pergunto
Se poderia brincar com ele um pouco:
“ Porque fazem bons vizinhos? Não é só
Onde há vacas? Mas aqui não há vacas.
Antes de construir um muro queria saber
Contra quem ou contra o que eu o construo,
E a quem com isso eu iria ofender.
Há alguma coisa que não gosta de muro,
Quer vê-lo por terra. Podia dizer duendes. Gostaria
Que ele mesmo o dissesse. Eu o vejo lá
Trazendo firmemente segura uma pedra
Em cada mão , armado como um selvagem das cavernas .
Ele vai, parece-me , andando nas trevas
Que não são todas de bosques ,nem de sombras
E não seguirá o que seu pai dizia
E muito contente por ter pensado nisso
Repete: “ Boas cercas fazem bons vizinhos”
ROBERT FROST (poeta ingles)

Nenhum comentário:

Postar um comentário